Que Assim Seja!

sexta-feira, 22 de março de 2013

REFLEXÃO


Venho por meio deste Blog, chamar a atenção dos Leitores, Familiares, Amigos, etc...
Temos visto muito no mundo que estamos vivendo, nossos jovens se perdendo, e que não estão se encontrando nessa vida.
Coisas que vem acontecendo, que temos que parar e pensar, porque algo de muito ruim esta acontecendo.
Muitos Pais andam vendo que seus filhos estão com problemas, ou então um amigo percebe que seu amigo não é o mesmo...
Este blog mostra um pouco da espiritualidade, que pode ser um caminho que os Jovens, nós adultos, podemos encontrar o caminho certo.
Porque os espíritos das trevas estão por toda parte aqui no nosso plano terrestre, trabalhando com nossos Jovens e querendo derruba-los, e com certeza não é isso que queremos...então é "Olhai e Vigiai" por eles.
Queremos um mundo melhor, para os nossos jovens, as crianças que estão por vim, e aqui neste blog estamos mostrando que podemos nos unir contra esse 'mal', com ajuda do nosso Pai Oxalá, e os espíritos enviado por Ele.
Nos ajudando a tirar nossos jovens dos vícios, desavenças, desamor, e principalmente de tragédias.
Por isso Pais, Mães, Tios, Tias e Amigos, sejam curiosos e olhem para os jovens do futuro, e vamos entrar nessa luta juntos, todos com a Força de Oxalá...

E que assim seja!!!

Tânia Marcondes
Érica Fonseca

Espiritismo e Umbanda


O que é ser Espírita e Umbandista?

Ser Espírita e Umbandista é, antes de tudo ser Cristão, ou seja, aderir conscientemente a Jesus e ao Evangelho, como único e especial guia da nossa vida!!!
Lembremo-nos, contudo de que Jesus nos diz: " Não vim trazer a paz, mas sim a espada". Essa guerra é o combate contra o nosso próprio Ego, é a peleja cotidiana contra os nossos defeitos. 
Dizendo sim ao Evangelho, ao perdão ao equilíbrio e a maturidade espiritual, contra um monte de valores, passageiros mais atraentes, que o mundo nos possibilita.
Lutar com Jesus, unidos aos nossos guias, contudo lutar na alegria, porque Deus é Deus e nós o amamos, é lutar em paz e pela paz, pois ela é a meta de todos nossos atos; é lutar com amor e pelo amor, pois o amor é essencial.
E não ter medo de ser incompreendido...
É buscar não ofender, nem se deixar ofender...
Caminhar como espírita umbandista é amar e respeitar todas a criaturas, como irmãos que perseguem a mesma meta...
Chegar a 'DEUS'.




Tirado do Livro:  Aos Pés do Preto Velho.

Aruanda


Aruanda

O que significa Aruanda?

Aruanda é o nosso estado de espírito, se estamos bem, se nossas vidas esta seguindo o percurso correto, com as pedrinhas no caminho como sempre encontramos ao decorrer das nossas caminhadas, mas com a Fé sempre renovada e forte, isso é esta na Aruanda com nós mesmo, estando bem com a Graça de Oxalá, com saúde, amor ao próximo, ter a caridade, humildade, respeito á todos de cor, crença...mais uma vez isso é ARUANDA... A Paz interior...

Sr Omulú

Atotô Obaluaê

terça-feira, 19 de março de 2013

Exu Mirim

Exu Mirim


Exu Mirim é uma falange de espíritos "infantilizados" que trabalham na linha dos Exus. São as "Crianças da Esquerda".Militam ao lado dos Guardiões .Estão para estes do mesmo modo que as "Crianças da Direita"(Ibejis) estão para Caboclos e Pretos Velhos. São grandes trabalhadores do astral e por terem a roupagem fluídica e o mental de crianças apresentam características da personalidade infantil ainda em processo de lapidação: curiosidade, falta de limites,rebeldia,extrema sinceridade e intolerância. Imaginem que os Ibejis sejam aquelas crianças que todos queriam como filhos:dóceis, amorosas,inocentes. Os Mirins seriam os filhos rebeldes,questionadores e difíceis de conviver . Aquelas crianças que escondemos das visitas. São os trabalhadores de Umbanda que muitos terreiros escondem ou deixam do lado de fora por não saberem como lidar com eles. Mas Exu, que é sábio e conhece a fundo os Mirins, sabe que o trabalho desses "Exuzinhos " é imprescindível na corrente astral de Umbanda. Por isso acolheu esses espíritos em sua linha, e trabalha lado a lado com esses grandes "Pequenos Guardiões". Exu Mirim é a criança que precisamos doutrinar e amar. Cabe ao médium conhecer e saber trabalhar com essa vibratória, doutrinando e nunca permitindo se influenciar pelo mental poderoso dos Mirins. O Médium deve agir como um tutor que precisa ser muitas vezes rígido e nunca se desequilibrar mentalmente quando estiver trabalhando com esses espíritos. Muitas das façanhas de Exu Mirim se devem ao comportamento do médium . Do mesmo modo que muitos discriminam e julgam os Exus, por desconhecerem que os excessos cometidos por essas entidades partem muito mais do médium do que propriamente desses guias tão responsáveis e conhecedores do seu papel no astral. Os Exus Mirins foram vítimas da falta de conhecimento dos terreiros. Por isso foram julgados,sem direito a defesa, e condenados ao exílio.


Os Mirins são grandes trabalhadores do astral. Possuem grande conhecimento de magia e manipulam com maestria os elementais. São freqüentemente enviados,pelos Exus, aos submundos do astral como espiões. Sua sagacidade, rapidez e coragem fazem com que possam se infiltrar nas zonas inferiores sem serem percebidos. Quando enviados em missão desagregam e neutralizam trabalhos de baixa magia com a mesma facilidade que plasmam campos de força para a proteção de terreiros ou outros lugares sob a proteção dos Exus. Como quase não trabalham atuando em um médium ,quando chegam nos terreiros demonstram certos hábitos adquiridos no astral, como esconder ou camuflar o rosto. Costume adquirido por frequentemente estarem infiltrados entre os espíritos da baixa espiritualidade. Por raramente estarem interagindo com médiuns , quando estão entre os encarnados se mostram ariscos e desconfiados. No entanto, quando respeitados e bem acolhidos demonstram fidelidade e até mesmo uma certa afabilidade.

Os Exus Mirins obedecem a mesma hierarquia que os outros Exus. Não podemos esquecer que apesar de espíritos infantilizados, não deixam de ser EXUS. Trazem no ponto riscado: Os símbolos mágicos condizentes com a linha que trabalham. Os sinais cabalísticos identificam a falange a qual pertencem, o guardião a quem obedecem e o Orixá a quem estão ligados por afinidade .Recebem o "Nome de Guerra" de acordo com sua falange ou com o elemento natural que representam. Assim temos Exus Mirins do fogo, da terra, da água e do ar, se apresentando com os nomes de Labareda, Foguinho,Faísca,Fagulha, Brasinha, Caveirinha,Calunguinha, Pó de Terra, Toco de osso, Toquinho,Tiquinho,Ondinha,Malandrinho, Maria Caveirinha, Mariazinha da Calunga, Corisco, Barinha, Fumaça,Trovoada e tantos outros nomes que se apresentam nos terreiro.

As crianças da esquerda existem. Isso é um fato incontestável. São elas os incompreendidos e desprezados Exus Mirins. Os espíritos da corrente de Umbanda que foram rotulados e assumiram o arquétipo de "meninos maus". Os degredados dos terreiros, isolados,condenados ao abandono,amaldiçoados. Crianças rebeldes que fumam, bebem e atazanam a vida de quem os contrariam. Crianças de quem ninguém assume a paternidade.

Já é tempo de consertarmos essa grande injustiça. A Umbanda,mãe amorosa que acolhe a todos sem distinção, amparando e guiando um número infinito de espíritos encarnados e desencarnados, não pode abandonar os Mirins a sua própria sorte, condenando ao exílio uma de suas linhas de trabalho mais aguerridas no combate a baixa espiritualidade. Mirim é o olho que tudo vê, depurando e auxiliando os espíritos necessitados. São os "pupilos" de Exu, que os amparou dando-lhes um campo de ação na Lei de Umbanda. Os Mirins vêm resistindo bravamente ao preconceito e descaso com que são tratados, mas não deixam de cumprir o seu papel de "Pequenos Soldados da Lei". Vencendo demanda para filho de fé. Até por aqueles que olham com desprezo e desconfiança os pequeninos Exus trabalhando no terreiro. Para esses, Mirim deixa um recado: "Sou a escuridão da luz e a luz da escuridão. Sou o reflexo da tua alma. Fogo,terra,água e ar. Magia de redenção e perdição. Sou ambíguo. Exu. O menor de todos. Pequenino em minha grandeza. Apenas MIRIM!

LAROIÊ MIRIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Texto retirado do Facebook: Crianças de Esquerda.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Baianinho Dorival


Baianinho Dorival

Depoimento de:
Maria de Lourdes Barros Fonseca
***
O que posso estar falando dessa Entidade, Baianinho Dorival?
Para mim "Ele" é muito especial, de maneiras muito educada, de uma calma e serenidade, simplicidade, humildade e de uma sabedoria sem tamanho.
Uma Entidade poética, e um grande compositor, e excelente dançarino, com sua dança faz toda limpeza, levando todas as energias negativas embora.
Quando me sinto angustiada, sempre vem para me dar um passe, e me aconselhar com aquelas palavras que geralmente necessito naquele momento.
Seus passe e suas palavras me aliviam, me acalmam me sinto protegida e sei que não estou sozinha.
Baianinho Dorival, um guia, um amigo que guardo com muito carinho em meu coração, sei que posso contar em todos em todos momentos.
Agradeço a Oxalá por permitir que um guia de tamanha Luz, esteja em nosso meio trazendo a Paz, Amor, Harmonia, Caridade e simplicidade, não nos deixando cair e nem perder a nossa Fé...
Axé Baianinho Dorival
Que o nosso Senhor do Bonfim, nos dê a força e o amparo necessário para continuar-mos a nossa caminhada!!!

***

Oração Baianinho Dorival

A Lua que brilha é para nos guiar
O mar que nos atraí, é mamãe Oxum querendo nos mostrar.
A Lua cheia é Ogum querendo nos ajudar, a nossa luta de cada dia.
A nossa querida Iansã peço forças, para continuar lutando e caminhando nessa jornada.
Nosso Pai Oxalá, nos dando a benção e a Luz Divina.
Agradeço também ao Sr Omulu, Atoto Obaluaê, ajudar as procissão das Almas que partem para o Céu.
Que Assim Seja!!!

Oração Ditada pela Entidade: Baianinho Dorival.

domingo, 17 de março de 2013

Baiano Coquim Dorminhoco


Coquim Dorminhoco.

Hoje venho falar desse Baianinho, Coquim Dorminhoco...
Bom porque Dorminhoco?
Dorminhoco porque ele desce em terra em seus cavalos (Médiuns) com muito sono...
É uma Entidade sereno, calmo, com sua alegria como todos os Baianos, mesmo estando sonolento...
Seu passe é maravilhoso, te trás uma paz que não tem explicação...
Se fica muito tempo sentado, ele tira seus cochilos, mas ai daquele que pense que ele esteja dormindo, aí que se engana, ele esta trabucando (trabalhando)...
Ah! Ele só vem sentado, porque em umas das passagens dele pela terra, veio com um probleminha na coluna, e Ele diz que ficar de pé cansa muito..., Coquim é Sensacional.
Vou contar um pouco uma das passagens dele por aqui...
****
Coquim quando criança tinha problema na coluna e sua mãe, sempre o colocava de pé com os braços esticados dependurando num cabo de vassoura, para indireitar a coluna...
Quando chegava o carnaval, mãe dele levava um banquinho para ele poder se sentar e assistir o carnaval de rua, e quando passava o bloco ele pegava seu banquinho, corria mais lá na frente para ver o bloco passar novamente...
Coquim cresceu e gostava de ir em bares escutar boas musicas, mas nunca gostou de dançar, Coquim sempre ficava sentadinho, bebendo sua cervejinha, ou sua batidinha de coco e nunca percebiam quando bebia um pouco mais da conta, sempre sereno e sorridente...
Quando resolvia ir para casa, levantava bem rapido e caminhava ligeiro para não perceberem nada, e quando chegava numadescida corria muito para não ter o perigo de cair...
Essa é só uma pequena história dessa maravilhosa Entidade... Coquim dorminhoco.
Ele  desce em terra no cavalo (médium), e uns do cavalo dele é meu irmão Julio César, dando toda orientação necessária aos irmãos de Fé, dando toda Paz...
Coquim Dorminhoco vem na linha dos Baianos na Umbanda.

Que Oxalá traga toda Paz a todos.
Axé!!!

História contada por: Baiano Coquim Dorminhoco. 

terça-feira, 12 de março de 2013

Histórias de Vô Juvêncio


Lá no Terreiro

Vô Juvêncio um preto velho, muito formoso, bondoso e justo.
Mas tem suas rabugices, não gosta de dar passes.
Como ele mesmo diz, gasta muita energia, e que prefere conversar, orientar, pitar, só que é muito exigente com seu cafezinho, não gosta muito forte e nem muito fraco, tem que esta no ponto e bem doce.
Sempre muito falante, e não faz rodeios para falar o que tem que ser dito.
Eu Érica Amo ser sua "Cambone"
Esta é uma história contada por Ele mesmo:
Certa vez num terreiro de Umbanda, um rapaz muito formoso é assim que Vô Juvêncio diz, quando se refere a uma pessoa que acha bonito (a).
Sentado em seu banquinho, pitando seu cachimbinho, e tomando seu cafezinho, de repente senta em sua frente esse rapaz formoso esperando para receber o passe...
Ah! Ia me esquecendo Vô Juvêncio tem o olho direito que não abre fica sempre fechado, foi um ferimento sofrido pelo senho do engenho, que terio o castigado.
Bem voltando para nossa história, o rapaz se ajeitou em sua frente, e o Vô começou a dar-lhe o passe, o cavalo (MÉDIUM) era jovem, e não estava ainda acostumado a receber o Vô.
Assim que terminou de dar o passe o rapaz perguntou para ao Preto Velho.
- Porque o Sr está piscando para mim?
Vô Juvêncio que não deixa nada passar respondeu:
- Pisco porque o Sr  é muito formoso... rs
O rapaz que ficou sem graça falou:
- Sai fora
Vô Juvêncio:
- Sai fora você, estou aqui trabucando (trabalhando), pitando, tomando meu cafezinho, chega o Sr e fala que estou piscando, para o Sr...
Só que Vô Juvêncio não falou para ele o porque das piscadinhas... discutiram...
O rapaz virou as costas e saiu e foi embora, achando que o Preto Velho estava de brincadeira com ele...

*** 
Eu sou privilegiada, por ser cambone desse humilde, amoroso, muito sábio...Preto Velho Vô Juvêncio.
Ele tem todo esse jeito de rabugento mas é muito carinhoso, não tenho palavras para falar sobre ele... Ajuda a todos que sempre precisa, cura todos que tem suas feridas, tanto da matéria com suas ervas e óleo de dendê, como também sentimental...
Só sei dizer que amo demais esse Preto Velho... Vô Juvêncio.
Amo a todos que fazem parte da minha vida, com todo meu respeito.
Agradeço a Oxalá por esta me dando toda essa oportunidade, por esta aprendendo com todas essas entidades, queridas e iluminadas...
Aprendendo com os Exus que também nos trazem a paz o entendimento, por mais que tenham todo aquele jeito de marra, bravos... que são cheio de amor também...
Agradecida sempre meu Pai Oxalá..

História contada por: Vô Juvêncio de Angola

Érica Cristina Fonseca



Prece


Anjo Pahaliah 

Ó Anjo Pahaliah
Me guie me proteja me guarde
Que me livre de acidentes que possa
impedir a minha felicidade.
Me livre de pensamentos negativos.
Agradeço a ti por orar todos os
dias por mim.
Agradeço a ti por me colocar aonde
estou hoje.
Só peço que me ajude a conquistar
os meus objetivos.

Que assim Seja!!!


Ditado por: Vô Juvêncio de Angola 




Oração


Oração do Vô Juvêncio

Comigo ninguém pode
Naquele que creio
Com arruda afasta,
O mal olhado, atraindo a Fé por perto
Zóio gordo, ataco pimenta
Naquele que quer o mal.
Alecrim carrego no bolso,
Pra Vô Juvêncio
Caminhar  na estrada junto até o fim.

Que assim seja!!!


Ditada por: Vô Juvêncio de Angola

segunda-feira, 11 de março de 2013

Vovô Juvêncio

                                                                       

Vô Juvêncio de Angola

Depoimento de: 
Bianca Hellem Queiroz de Oliveira
(10 anos)

Eu aprendi que os escravos que morreram a muitos anos  atrás, hoje eles vem de Aruanda como Pretos Velhos em seus cavalos (MÉDIUNS) para nos dar conselhos, nos ensinar a sermos humildes, ter amor entre nós irmãos filhos de Deus, e a caridade eterna...
Eles nos abençoa sempre, sei que quando estou triste ou tenho dúvidas, posso estar conversando com os Pretos Velhos.
Eu Bianca converso com o Vô Juvêncio, ele me dá todo carinho e atenção em tudo que lhe pergunto.
Sinto muita falta quando fico sem falar com ele...
Por isso que eu não tenho medo, hoje em dia tenho aprendido muito com os ensinamentos dele e de muitas outras entidades maravilhosas que eu tenho tido essa oportunidade de esta conhecendo, e oportunidade que a Umbanda esta me proporcionando.
Eu respeito muito a espiritualidade, e digo à vocês leitores.
Se alguns de vocês não acreditam, não tem problema nenhum, só procure respeitar a Fé, a Crença, o Axé de cada religião...
Somos filhos do mesmo Pai.
E que nosso Pai Oxalá nos abençoe hoje e sempre, nos trazendo a paz necessária que todos nós precisamos...
Que Assim Seja!!!


Beijos de sua amiga Bianca.



'Sua curiosidade vai fazer você encontrar o caminho certo' Atotô Obaluaê